História do Yoga

 

O Yoga é uma disciplina psicológica, fisiológica, e espiritual que faz parte integral da cultura indiana há milhares de anos. Os antigos Yoguis desenvolveram o Yoga como meio de alcançar a harmonia dentro de si próprios e em relaçao com o meio ambiente. Acreditavam que, trabalhando o corpo e a respiração, o controlo da mente e das emoções e o bem -estar geral podiam ser alcançados.

A filosofia do Yoga foi transmitida pela tradição oral conforme era recebida pelos sábios através da meditação: por esta razão, as suas origens exactas continuam a ser um mistério. O primeiro registo escrito mencionando o Yoga surge numa colecção de escrituras indianas chamadas Vedas, que remonta a cerca de 1500 a.c. Contudo, achados arqueológicos no vale do Indus, com cerâmicas intactas representando figuras em posturas meditativas de yoga, mostram que este era praticado há pelo menos 5000 anos. A prática do Yoga, foi sistematizada no seculo III a.c., aproximadamente, por um Yogui chamado Patanjali na sua obra Yoga Sutras.

A prática foi introduzida no Ocidente por um sábio indiano chamado Swami Vivekananda, na década de 90 do século XIX. Hoje, o Yoga floresce por todo o mundo.